segunda-feira, 27 de abril de 2015

Exercícios de revisão: Advérbios

Caros alunos, os exercícios a seguir são complementares à aula de revisão sobre advérbios.

Bons estudos!


1. Atenha-se aos excertos poéticos em evidência e, em seguida, responda às questões:

Poema só para Jaime Ovalle

Quando hoje acordei, ainda fazia escuro

(Embora a manhã já estivesse avançada).

Chovia.

Chovia uma triste chuva de resignação

Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.

Então me levantei,

Bebi o café que eu mesmo preparei,

Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando...

- Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.

Manuel Bandeira



a) Os termos em destaque classificam-se como advérbios? No caso de uma reposta afirmativa, procure justificá-la, indicando também a circunstância expressa por eles.
b) Transforme-os em locuções adverbiais correspondentes.


2. Ao estabelecer familiaridade com as orações em evidência, substitua as expressões em destaque por advérbios que retratem circunstância de modo.

a – Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.
b – Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar.
c – Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.
d – Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.
e – Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.


3. Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:

a - Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
b – Não me incomodo com sua impaciência.  
c – Talvez eu compareça ao seu aniversário.
d – Estamos muito contentes com sua aprovação.
e – Alegremente Pedro se despediu de sua família.




1. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário